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SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito ou também SCPC é um serviço administrado pela Boa Vista Serviços que provê aos seus clientes informações sobre inadimplência de pessoa juridica e pessoa fisica a fim de garantir que o sistema de vendas a crédito possa tomar melhores decisões durante vendas e traçar estratégias de mercado.

História.
No ano de 1955, o fundador das "Casas Minerva Roupas Ltda.", solicitou à Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que esta se responsabilizasse pela centralização dos dados do comércio. Em 14 de julho, deste mesmo ano a ACSP, em acordo com os lojistas criou o primeiro serviço de proteção ao crédito.
Inicialmente o serviço de consulta era realizado manualmente, através de fichas de registro, e cada consulta chegava a demorar cerca de 3 dias.
A partir de 1977 o serviço foi informatizado. O próximo passo foi o de concentrar as informações de todo o país. Dessa forma surgiu a Rede de Informação e de Proteção ao Crédito (RIPC), que mais tarde foi ampliada e formou a RENIC
Em 2010, foi criada a Boa Vista Serviços para realizar a gestão, modernização e ampliação dos serviços de proteção ao crédito, o SCPC.

Dados.
A base de dados tem abrangência em todo o Brasil através da Rede Nacional de Informações Comerciais (RENIC), da qual a Boa Vista Serviços é uma base centralizadora. Esta rede integra dados de Associações Comerciais e Câmaras de Dirigentes Lojistas do país. Os dados contidos nesta base possuem origem em cartórios de protestos, instituições financeiras e no próprio comércio.

História dos Serviços de Proteção ao Crédito no Brasil.
Históricamente, no Brasil a concessão de crédito é baseada exclusivamente nos registros de inadimplência, utilizado para checar o histórico de mau pagamento de consumidores ou empresas. Aprovado em junho de 2011, o Cadastro Positivo entra em vigor e passa a utilizar dados que informam a pontualidade do consumidor e empresas no pagamento de suas contas em dia.

BOA VISTA SERVIÇOS

É uma empresa de informações de crédito que administra um banco de dados que reúne informações comerciais e cadastrais de mais de 130 milhões de empresas e consumidores com abrangência nacional.

História.
Lançada em dezembro de 2010, para operar o SCPC, a Boa Vista Serviços nasce a partir da parceria da Associação Comercial de São Paulo, o Fundo de investimentos TMG Capital, o Clube dos Dirigentes Lojistas do Rio de Janeiro, a Associação Comercial do Paraná e a Camara dos Dirigentes Lojistas de Porto Alegre, com um capital inicial de cerca de R$ 808 milhões.
Em junho de 2011, assume as operações brasileiras da Equifax, empresa com sede nos Estados Unidos, líder mundial no segmento de informação de crédito. Com essa ação a empresa passa a ter cerca de 40% de participação no mercado de informações crediticias no país.

Serviços.
O SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, atende a mais de um milhão de clientes direta ou indiretamente, com cerca de 145 milhões de transações realizadas mensalmente.
A empresa possui uma iniciativa para orientar o movimento de conscientização do uso do crédito e gestão do orçamento doméstico. Através do Movimento de Apoio ao Consumidor, a empresa orienta o consumidor e apoia no controle de orçamento doméstico.
Neste sentido, a Boa Vista Serviços está preparada para o Cadastro Positivo, e apresenta soluções para atender essa nova realidade na concessão de créditos no mercado brasileiro.

EQUIFAX

Equifax Inc. é um Bureau de Crédito dos Estados Unidos da América, considerado um dos três maiores bureau de crédito americano juntamente com a Experian e a Transunion. A Equifax é a mais tradicional dos três grandes bureaus, reunindo e mantendo informações de mais de 400 milhões de pessoas e empresas no mundo. Sediado em Atlanta, Georgia, A Equifax provê serviços globalmente com uma recita anual estimada de US$ 1.5 bi e mais de 7.000 empregados em 14 países. A Equifax esta listada na bolsa de Nova Iorque NYSE.

História.
A Equifax foi fundada em 1899 com o nome Retail Credit Company. A empresa cresceu rapidamente e por volta de 1920 já tinha escritórios nos EUA e Canada. Na década de 1960, já era um dos maiores bureaus de crédito do país com arquivos de milhões de cidadãos americanos e canadenses.
Quando a empresa digitalizou suas informações e informatizou seus processos, na década de 1970, o que ampliou a capacidade de armazenamento e divulgação de informações, o Congresso americano criou o Fair Credit Reporting Act, o que deu aos consumidores o direitos sobre as suas informações. Por conta desse movimento e da crescente insatisfação da população com a empresa, em 1975, a Retail Credit Company mudou seu nome para Equifax para renovar sua imagem.
No Brasil, suas operações foram iniciadas em 1988. Em 2011, a operação brasileira da Equifax passa ser administrada pela Boa Vista Serviços, e a Equifax Inc. se torna acionista da Boa Vista Serviços.

SERASA

A Serasa Experian é uma empresa de análises e informações para decisões de Crédito e apoio a negócios. Atua tanto no Brasil como internacionalmente, por meio de acordos com empresas de informações de todos os continentes.

História.
A Serasa foi criada em 1968, por iniciativa da Febraban, como ação cooperada entre bancos, para padronizar relatórios e formulários, criando uma ficha cadastral única, permitindo assim rapidez nas decisões bancárias e controle do sistema financeiro. A ficha unificada representou redução de custos administrativos para os bancos associados e, em consequência, para os seus correntistas.
O nome da empresa na época da fundação era Serasa, um acrônimo para Serviços de Acessoria S/A e que posteriormente teve seu significado modificado para Centralização dos Serviços Bancários.
Na década de 1990, passou a fornecer informações e análise de balanços para todos os segmentos da economia e para empresas de todos os portes. A ampliação resultou em redução do preço dos serviços, o que permitiu que pequenas e médias empresas tivessem acesso aos dados, antes restritos às grandes corporações e aos bancos.
Em 2007, o grupo irlandês Experian comprou o controle da Serasa, que passou a chamar-se Serasa Experian.

EXPERIAN

Experian plc é um grupo de serviços de informação global com operações em 44 países. A empresa emprega hoje 17 mil pessoas com sede corporativa em Dublin, na Irlanda e sedes operacionais em Nottingham, Reino Unido, Costa Mesa, Califórnia, EUA e São Paulo, Brasil. É listada na Bolsa de Londres e é um componente do índice FTSE 100.

Historia.
Esta empresa foi criada em 1996, quando o GUS plc, um conglomerado, adquirida da TRW Sistemas e Serviços de Informação fundindo-a com sua própria subsidiária, CCN Group.
CCN é uma empresa de serviços de informação e foi formada em 1980 por GUS no Reino Unido. TRW operou o maior bureau de crédito nos EUA e também proporcionou aos clientes uma gama de relatórios analíticos, marketing direto e serviços de informação imobiliárias. Em 1996 GUS plc adquiriu o relato de crédito dos EUA negócios Experian, anteriormente conhecido como TRW Information Services, da Bain Capital e Thomas H. Lee Partners.
Durante os próximos dez anos, a Experian ampliou sua gama de produtos para novos setores da indústria, além dos serviços financeiros, e entrou em novos mercados como a América Latina, Ásia-Pacífico e Europa Oriental. O negócio cresceu através de desenvolvimento organizado e aquisições. Em outubro de 2006 a Experian foi listada na Bolsa de Londres.
Em agosto de 2005, a Experian aceitou um acordo com a Federal Trade Commission (FTC) sobre as acusações de que a Experian tinha violado um acordo prévio com a FTC. Sob alegações dos clientes preocupados com a FTC, que se inscreveram para o "relatório de crédito livre" no local Consumerinfo.com da Experian. A FTC alegou que os anúncios para o "relatório de crédito livre" não divulgou adequadamente e que a Experian iria registrar automaticamente os clientes no programa de monitoramento de crédito da Experian.
Em janeiro de 2008, a Experian anunciou que iria cortar mais de 200 postos de trabalho em seu escritório de Nottingham, como mudou o trabalho de desenvolvimento para a Índia para reduzir custos.
Experian encerrar suas operações canadenses no dia 14 de abril de 2009.

NOTÁVEIS AQUISIÇÕES

A aquisição em 2002 de ConsumerInfo.com habilita a Experian para começar a fornecer relatórios de crédito ao consumidor, que permite aos consumidores controlar o seu status de crédito.
Em 2004 adquiriu Experian CheetahMail, uma empresa fundada em 1998 que forneceu software e serviços de e-mail marketing.
No mesmo ano a Experian também adquiriu QAS, fornecedora de gerenciamento de dados de contato e soluções de verificação de identidade.
Em 2005, adquiriu Experian PriceGrabber para U$ 485.000 mil, também em 2005, a Experian adquiriu a FootFall, um provedor de informações para as indústrias de bens de varejo. Experian FootFall. Ainda em 2005, a Experian adquiriu LowerMyBills.com.
Em setembro de 2006, a Experian anunciou a compra de Bureaus de Crédito do Norte, localizada em Quebec, no Canadá.
Em junho de 2007, a Experian adquiriu uma participação inicial de 65% na Serasa, o líder de mercado bureau de crédito no Brasil e, agora, o maior bureau de crédito do mundo. O preço de compra da participação inicial foi de US $ 1,2 bilhão. Esta foi a primeira aquisição para a Experian na América Latina.
Em meados de 2007, a Experian adquiriu uma série de empresas de software com produtos que preencheu lacunas em seu portfólio existente. A intenção era a de ser capaz de oferecer aos clientes um produto da Experian da marca para todas as fases do ciclo de vida do cliente. Estes incluíram:
• Solução de E-mail, uma empresa de marketing e-mail francês. A intenção era fazer crescer o negócio CheetahMail existente com a aquisição dessa nova carteira de clientes.
• Hitwise, um monitor de internet que coleta os dados diretamente a partir de informações de redes de provedores de serviços.
• Tallyman software de gerenciamento de cobrança de dívidas de Talgentra baseada em Bristol.
A Experian compra RentBureau em junho de 2010, que abriga histórias de pagamento de aluguel em mais de 7 milhões de habitantes dos
Estados Unidos, esses dados serão agora incluídos na Experian relatórios de crédito ao consumidor dos Estados Unidos a partir de janeiro de 2011. Em março de 2012, Rental Bureau launched lançado no Reino Unido. Ao incluir dados de pagamento de aluguel em relatórios de crédito, vários milhões de pessoas que vivem em alojamento privado alugado terá a capacidade de acender a mais e/ou menos ofertas de crédito de custos.
Em agosto de 2010, a Experian se tornou o primeiro CICRA bureau de crédito licenciada para a Índia. Desde então, a empresa forneceu relatórios de crédito para os credores e consumidores, em conformidade com o Reserve Bank of (RBI) as diretrizes da Índia.
A Experian comprou uma participação majoritária na Techlightenment em 17 de janeiro de 2011, como parte da estratégia da Experian para crescer as suas capacidades de marketing digital. Techlightenment é uma tecnologia orientada de dados e marketing da empresa sediada no Reino Unido, que ajuda os clientes a alavancar a publicidade através de importantes plataformas de mídia social.
Techlightenment fará parte da Divisão de Serviços Reino Unido.
Em maio de 2011, a Experian adquiriu uma participação de 98% na Computec SA, uma provedora de serviços de informação de crédito com base na Colômbia, pelo a U$ 380 milhões.
Em junho de 2011, a Experian adquiri Medical Present Value, Inc. (MPV), um fornecedor de dados, análises e software no mercado de pagamentos de saúde dos EUA. Seus produtos são utilizados por profissionais de saúde para gerenciar pagamentos entre pacientes, contribuintes comerciais (tais como companhias de seguros) e programas de governo.
Em julho de 2011, a Experian também adquiriu a Virid Interatividade Digital Ltda ("Virid"), um e-mail marketing empresa que oferece entrega de e-mail, e-mail de segmentação comportamental baseada em relatórios de campanha em tempo real, a entrega móvel e integração de mídia social no Brasil.
Em dezembro de 2011, a Experian adquiriu Garlik, um provedor de serviços de monitoramento da web no Reino Unido. Garlik ajuda os consumidores a se proteger contra os riscos de roubo de identidade e fraudes financeiras.
Em maio de 2012, a Experian anunciou que tinha assinado um acordo para vender PriceGrabber, que opera sob as marcas Classes EUA e LowerMyBills, Ybrant Digital Limited, uma empresa de serviços de marketing digital sediada em Hyderabad , na Índia. No entanto, desde então, Experian anunciou que Ybrant Digital não cumpriu com a sua obrigação de fechar a transação e a Experian considera Ybrant Digital para a quebra de contrato.
Em fevereiro de 2013 Experian lançou seu bureau de crédito do consumidor na Austrália. Fornecendo relatórios de crédito ao consumidor para empresas de serviços públicos, financeiros e de telecomunicações. Este lançamento segue a passagem do Privacy Amendment Bill em novembro de 2012, o que significa uma mudança radical para os credores.

OPERAÇÕES

Principais linhas de negócios da Experian são serviços de crédito, serviços de marketing, análise de decisões de consumo e serviços. A empresa recolhe informações sobre pessoas, empresas, veículos automóveis e de seguros, coleta dados "estilo de vida" a partir de dentro e pesquisas off-line.
Experian presta serviços na América do Norte, América Latina, Reino Unido e Irlanda, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. Relata seu desempenho financeiro em toda as regiões. Atividades nessas regiões são agrupadas em quatro atividades principais: serviços de crédito, análise de decisão, os serviços de marketing e serviços ao consumidor.
Como outros grandes relatórios de agências de crédito, a Experian é principalmente regulada nos Estados Unidos pelo Fair Credit Reporting Act (FCRA). O justo e exato Credit Act Transações de 2003, promulgada em 2003, alterou o FCRA para exigir os relatórios empresas para oferecer aos consumidores uma cópia gratuita do seu relatório de crédito por período de 12 meses. Assim como seus principais concorrentes, TransUnion e Equifax. Experian.
Maior operação da empresa é na América do Norte, a agência de informações de crédito ao consumidor, que é considerada uma das três maiores agências de crédito Americanas juntamente com Equifax e a TransUnion.